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5 MANDAMENTOS DE CAROL BUFARA
5 MANDAMENTOS DE CAROL BUFARA

5 mandamentos de Carol Buffara

 

Por Yara Achôa Fotos Divulgação/ Arquivo pessoal

A musa fitness Carol Buffara reuniu suas principais dicas de nutrição, exercícios e qualidade de vida em um livro que está chegando às prateleiras de todo o Brasil. Aqui a gente oferece um aperitivo com o top cinco da blogueira: 


1. Faça um diário 
Anotar o que você come ajuda a ter consciência do que está ingerindo. A dica é da empresária Carol Buffara, que tem mais de 260 mil seguidores noInstagram e está lançando o livro Projeto Carol Buffara (ArteEnsaio). “Quando se escreve um diário, as escorregadas podem ser facilmente identificadas. Às vezes, aquele pedaço de bolo que você devorou durante a noite ou aquela bala cheia de açúcar que você come e nem percebe podem estar atrapalhando.” Por isso, ela aconselha a anotar tudo, inclusive as quantidades e os itens aparentemente inofensivos, como sucos e frutas. “Sempre que quero perder peso, uso essa tática.” 

2. Diminua o açúcar 
Se você decidiu emagrecer, é hora de dar adeus ao excesso de açúcar, assim como diminuir o consumo de bolo, biscoito, pão, arroz e massa branca, que são alimentos com alto índice glicêmico. “A regra é clara: quanto maior a ingestão de açúcar e alimentos com alto índice glicêmico, maior será a produção de insulina, hormônio que favorece o depósito de gordura no abdômen e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade”, explicaPatrícia Davidson, nutricionista da Carol. Mas nada de trocar o açúcar por grandes volumes de adoçantes artificiais: o consumo exagerado pode levar à compulsão alimentar. “Na hora que der vontade de um doce, coma uma fruta. Meu truque é esquentar uma banana ou uma maçã por alguns minutos no forno, usando um fio de mel e uma pitada de canela”, ensina a blogueira carioca. 

3. Controle seus impulsos 
Carol Buffara descobriu uma técnica chamada reboot, que, garante, mudou sua vida. “O desejo é muito despertado pela visão. Por isso, quando avistamos uma torta maravilhosa, nosso instinto nos leva a devorá-la. Esse método sugere que a gente feche os olhos por uns dez segundos, respire fundo e, lentamente, comece a abri-los. Então olhe ao redor, perceba o ambiente, respire mais uma vez. Você vai ver que aquela vontade incontrolável logo se transformará na consciência de que seu corpo não precisa daquilo. Ao resistir, você vence mais um desafio e estará mais perto de atingir seu objetivo”, ensina. 

4. Inclua o suco verde na dieta 
Quando começou sua reeducação alimentar, Carol passou por um período detox para dar um choque de desintoxicação no organismo. Foi quando conheceu o suco verde. “É regra lá em casa: acordou, espreguiçou, levantou, suco verde para começar o dia”, brinca. A bebida é uma verdadeira farmácia natural. “Tem vitaminas e minerais capazes de aumentar a energia e de fortalecer o sistema imunológico – resfriados e problemas intestinais se tornam cada vez mais raros e a disposição aumenta. É impressionante também o viço que traz à pele e ao cabelo.” A dica da blogueira é tomar o suco verde logo ao acordar, em jejum, para o organismo absorver melhor os nutrientes. Sua receita preferida é: 1 maçã + 2 talos de aipo + 1 punhado de hortelã + 1 punhado de salsinha + 1 fatia de gengibre + 1 limão espremido + 1 folha de couve + 1/2 copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador ou na centrífuga e beba. 

5. Insista nos exercícios 
Primeiro é preciso começar, depois insistir, se superar e então se apaixonar. “O início exige empenho, mas com o passar do tempo o bem-estar aparece e não há como não se divertir. Faz bem para o corpo e para a alma”, argumenta Carol. O importante é encontrar um exercício que agrade e combine com seu estilo de vida. “Há quem goste de dançar, jogar capoeira, fazer esportes aquáticos. Quem trabalha em equipe pode tentar correr e, assim, dedicar um tempo a si próprio. Enquanto quem tem uma rotina mais solitária pode encontrar incentivo em esportes de equipe ou em aulas coletivas.” Agora, se a preguiça falar mais alto, lembre-se de que os benefícios só aparecem para quem incorpora os exercícios na rotina. “Use a técnica do ‘só por hoje’. Desafie o desânimo... só por hoje! Se no dia seguinte ele teimar em aparecer, mostre que ele não tem vez... só por hoje! Logo ele não terá mais a coragem de medir forças com os seus objetivos.” Apaixonada por atividade física, ela divide assim sua semana: segundas, quartas e sextas, se dedica à musculação + 30 minutos de aeróbico (corrida, transport ou bicicleta); terças e quintas, faz muay thai ou treinamento funcional; aos sábados e domingos, se exercita em contato com a natureza.